O estado do Rio de Janeiro poderá se consolidar como um dos principais polos logísticos e industriais do Brasil, ampliando a competitividade no mercado global.
Pelo menos esse é o objetivo do governo do Estado, que está em negociação com a Prefeitura de Miami, através da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), para firmar um Memorando de Entendimento (MoU) que vai ampliar a cooperação internacional na área de comércio exterior.
A expectativa é que seja elaborada uma agenda permanente de cooperação entre os países para atração de investimentos, inovação logística e parcerias institucionais.
O presidente da Codin, Fábio Picanço, visitou o Porto de Miami, considerado um dos mais importantes hubs logísticos dos Estados Unidos. Na ocasião, foram discutidas ações para aprofundar a integração logística entre os dois portos e incentivar o intercâmbio comercial entre Brasil e Estados Unidos.
Picanço explicou que estreitar relações com hubs logísticos, como o Porto de Miami, permite que empresas fluminenses ganhem mais acesso a mercados estratégicos.
*Fonte: Ascom/RJ