O período de realização das convenções eleitorais se encerrou na última quarta-feira (16), e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) colhe um feito inédito: pela primeira vez a legenda comunista lança o maior número de candidatos e candidatas à prefeitura das principais cidades do País. São 12 candidaturas, podendo chegar a 13, além das candidaturas a vice.
“Foram convenções entusiasmadas, organizadas, com chapas completas e diversificadas”, comemorou Nádia Campeão, secretária Institucional do PCdoB e integrante do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).
Destaque para Porto Alegre, com a Manuela d’Ávila e Miguel Rosseto (PT) como vice, chapa que lidera as pesquisas para Prefeitura. Mas, também ganhou relevância a convenção do Rio de Janeiro, que fechou na quarta (16) uma aliança com Benedita da Silva (PT), tendo a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) como vice.
A convenção do Rio de Janeiro ocorreu de forma remota, porém o ato político foi bastante prestigiado e com muita unidade. Na convenção, a deputada Enfermeira Rejane foi confirmada como representante do PCdoB na chapa que tem à frente a deputada federal Benedita da Silva (PT). Recente pesquisa feita aos eleitores do Rio aponta a ex-governadora Benedita da Silva em segundo lugar na preferência dos cariocas para assumir à prefeitura.
Com 14 candidatos na disputa pela prefeitura da capital do Rio Grande do Sul, a ex-deputada Manuela d’Ávila lidera as pesquisas de opinião, Manu, como é conhecida, está na frente com 17% das intenções de voto.
Em uma convenção moderna e inovadora, o ato de Porto Alegre ocorreu no último sábado (12). O evento contou com a participação e demonstração de apoio de diversas personalidades artísticas, políticas e sociais, com a presença da Manuela e Rosseto, em estúdio, conversando ao vivo com os participantes.
Destaque ainda para o PCdoB da cidade de São Paulo que realizou sua convenção no dia 5 de setembro e lançou o deputado federal Orlando Silva como candidato. Pela primeira vez, o PCdoB lança um nome para a disputa majoritária na capital paulista. O nome da vice foi escolhido em reunião realizada na terça-feira (15): Andrea Barcelos, do PCdoB, completa a chapa.
Em Belo Horizonte, capital mineira, a convenção eleitoral do PCdoB realizada na última quarta-feira (16) homologou a candidatura de Wadson Ribeiro à prefeitura, tendo como vice Kátia Vergílio, ambos do PCdoB. Na chapa proporcional, o PCdoB de BH apresenta 50 nomes como candidatos à vaga na Câmara Municipal, entre os nomes que integram a lista estão: a ex-deputada federal Jô Moraes, o vereador Gilson Reis e a cientista política Mara Teles.
Grandes convenções
Ênfase para as convenções de Salvador (BA) e São Luís (MA) que, segundo Nádia, dentro do esperado, no campo progressista o PCdoB obteve “muito sucesso em nossa busca por alianças”. Neste sentido, a dirigente destacou as convenções “vitoriosas” de São Luís, com Rubens Jr e Honorato Fernandes (PT), e de Salvador, com Olívia Santana e Joca Soares (PP).
A convenção eleitoral de Salvador foi realizada no sábado (12), contou com a presença do governador da Bahia, Rui Costa (PT), do vice-governador João Leão (PP), do senador Jaques Wagner (PT) e de deputados federais baianos. Em uma convenção emocionante, a deputada estadual Olívia Santana foi homologada candidata com Joca (PP), na vice.
São Luís também contou com uma calorosa convenção que oficializou a candidatura do deputado federal (licenciado) Rubens Pereira Jr, tendo como vice o vereador Honorato Fernandes (PT). O evento ocorreu no domingo (13) e teve a participação da militância comunista.
A coligação do PCdoB em São Luís tem o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Progressistas (PP), o Cidadania, o Democracia Cristã (DC) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB). A chapa do PCdoB terá 200 nomes de candidatos e candidatas à vereador.
Chapa “puro sangue”
Além de BH e São Paulo, o PCdoB lança ainda candidaturas “puro sangue” para a disputa majoritária em outras capitais do País, como Curitiba (PR), com Camila Lanes e Dr. Zequinha, Maceió (AL), com Cícero Filho e Maria Yvone, Fortaleza (CE) com Professor Anízio e Helena Serra Azul e Manaus (AM) com Marcelo Amil e Dora Brasil. Já Porto Velho (RO) oficializou a candidatura de Samuel Costa, e em Vitória (ES) foi homologado na convenção o nome de Namy Chequer. Nos dois últimos não foram definidos ainda a candidatura a vice.
Alianças
Foi fechado apoio com o PT em quatro capitais, com o Psol em três oportunidades, com o MDB em dois locais, com o PDT, PSB, PSD, PP e Solidariedade em outras capitais.
Apesar de não encabeçar chapa, em algumas cidades o PCdoB integra uma ampla frente progressista, destaque para as capitais Florianópolis (SC) e Belém (PA), “com frentes muito expressivas”, ressaltou Nádia.
A Frente Democrática por Florianópolis reúne o maior quantitativo de partidos de esquerda e do campo democrático e popular do Brasil. Entre eles: PCdoB, Psol, PT, PDT, PSB, Rede, UP, UCB, PCLCP. O PCdoB de Florianópolis se destaca ainda por ter fechado uma chapa com 29 nomes na disputa proporcional, 14 candidaturas femininas e 15 homens.
Em Belém do Pará, o PCdoB confirmou apoio a uma frente que tem PT, Psol, PDT e Rede. A chapa que disputa a prefeitura tem Edmilson Rodrigues (Psol) como candidato e Edilson Moura (PT) como vice. Nas pesquisas, Edmilson tem a preferência do eleitorado da capital do Pará. Está em primeiro lugar nas intenções de voto.
Vices
Além da vice candidatura no Rio de Janeiro, o PCdoB aprovou em convenção o nome de Lorena Quintas em Macapá (AP) que tem Paulo Lemos (Psol), encabeçando chapa. Em Boa Vista, capital de Roraima, Dr Wesley Thomé (PCdoB) é vice do Linoberg Almeida, da Rede. Em João Pessoa (PB), Percival Henriques representa o PCdoB na chapa do Anísio Maia do PT. Esta última chapa não está completamente confirmada.
Candidaturas fortes
“Além das chapas completas de candidatos a vereador e vereadora, fechamos algumas candidaturas fortes em Olinda e Campina Grande, que valem a pena destacar”, disse Nádia Campeão.
O deputado estadual de Pernambuco, João Paulo, foi consagrado representante do PCdoB na disputa em Olinda. A convenção aconteceu na última quarta (16), e o ex-prefeito de Recife recebeu o apoio de PSB, PT, PP, MDB e PV. O candidato a vice será definido posteriormente.
Em Campina Grande, a convenção oficializou Inácio Falcão à Prefeitura da cidade, com a candidata a vice-prefeita Tatiana Medeiros (MDB). Inácio não participou do evento porque testou positivo para a Covid-19. O ato foi na sede com transmissão ao vivo.
A deputada federal Professora Marcivânia foi oficializada candidata na convenção da cidade de Santana (AP). O ato apresentou o nome do Major Nabor (PDT) como seu vice.
As convenções do PCdoB nas capitais e demais cidades do País foram noticiadas na página eleitoral do PCdoB. Acompanhe em eleições em pcdob.org.br.
Esforços continuam
Segundo as normas aprovadas nas convenções municipais, a direção continuará com a tarefa de fechar uma ou até duas chapas majoritárias, dependendo das conversações com outros partidos.
Com isso, até o dia 26 de setembro, último prazo para inscrição das chapas na Justiça Eleitoral, possivelmente o número de candidaturas nas capitais pode ficar entre 11 e 13 candidatos do PCdoB.
* Portal PCdoB