De acordo com dados divulgados, nesta sexta-feira (27), a taxa de desemprego ficou em 6,2% no trimestre encerra no último mês de maio, sendo o menor patamar registrado desde 2012.
As informações constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O documento mostra que a taxa era de 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro e de 7,1% no mesmo período do ano passado.
Segundo o IBGE, outros dados da pesquisa também são os melhores já registrados. É o caso do patamar de empregados com carteira assinada, o rendimento do trabalhador, a massa salarial do país e o menor nível de desalentados (pessoas que, por desmotivação, sequer procuram emprego) desde 2016.
A pesquisa mostra ainda que o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado foi recorde: 39,8 milhões, apontando crescimento de 3,7% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.
De acordo com a pesquisa, o rendimento médio do brasileiro também foi recorde, alcançando R$ 3.457. O valor é 3,1% superior quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior.
*Fonte: Agência Brasil