Últimas Notícias

PM que pisou no pescoço de mulher negra é indiciado por abuso de autoridade

Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil de São Paulo indiciou, por abuso de autoridade, o policial militar João Paulo Servato. Em um vídeo gravado com celular, ele aparece pisando no pescoço de uma mulher negra de 51 anos, na tentativa de imobilizá-la, durante abordagem com outro PM. Eles atendiam a um chamado de ocorrência de perturbação de sossego, em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, no dia 30 de maio. O caso foi encaminhado pela Justiça comum à Justiça Militar.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou, em nota, que “o inquérito policial instaurado pelo 25º DP foi relatado com o indiciamento do policial por abuso de autoridade. O Inquérito Policial Militar está em andamento e os policiais seguem afastados do serviço operacional”.

O caso foi revelado pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, em 12 de julho. No dia 23 do mesmo mês, o delegado Julio Jesus Encarnação, do 25º DP (Parelheiros) – que fez o indiciamento – encaminhou o relatório ao Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária (Dipo) 3, no Fórum da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista.