Na noite desta segunda-feira (11), o presidente e o presidente da China, Xi Jinping, reforçaram a disposição em continuar trabalhando para identificar novas oportunidades de negócios entre os dois países. A conversa, por telefone, durou cerca de uma hora.
Segundo informou a agência chinesa de notícias, Xinhua, o presidente chinês afirmou que o país asiático quer estabelecer um exemplo de “unidade e autossuficiência” entre os principais países do Sul Global e “construir conjuntamente um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”.
Xi Jinping conclamou todos os países a se unirem e se oporem resolutamente ao unilateralismo e ao protecionismo”.
Ainda segundo a agência de notícias, “Xi disse que a China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e apoia o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos”.
Sobre a conversa entre os líderes, a Presidência do Brasil disse em nota: “Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”.
*Fonte: Agência Brasil