O deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, do MDB, foi preso na manhã desta quarta-feira (03), em ação conjunta entre a Polícia Federal (PF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil do Rio de Janeiro.
TH Joias é suspeito de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas e acessórios para o Comando Vermelho (CV).
A ação envolve duas operações simultâneas. Uma cumpre mandados expedidos pela Polícia Federal e a outra pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Cerca de 18 pessoas são procuradas. Entre os endereços de busca está a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
De acordo com informações da Polícia Federal, foi identificado um “esquema de corrupção envolvendo a liderança da facção no Complexo do Alemão e agentes políticos e públicos”.
Já para o MPRJ, o parlamentara usou o mandato para favorecer o Comando Vermelho, tendo nomeado comparsas para cargos na Alerj.
A Alerj e o MDB emitiram notas. Confira abaixo:
Nota da Alerj
“A Alerj tomou conhecimento na data de hoje da expedição de mandados de busca e apreensão em face do Deputado Estadual Thiego Santos, que foram cumpridos em seu gabinete.
As diligências foram acompanhadas pela Procuradoria da Casa Legislativa, que prestou apoio às autoridades competentes. A Alerj segue acompanhando o caso.”
Nota do MDB
“Diante das notícias de que o deputado suplente TH Joias está sendo procurado pela polícia, com mandado de prisão por suspeita de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas para o Comando Vermelho (CV), o MDB decidiu expulsar o parlamentar.
TH, que já não seguia a orientação partidária em seus posicionamentos e votações na Assembleia Legislativa do Rio, não fará mais parte dos nossos quadros.”
*Fonte: g1