Últimas Notícias

Primeiro-ministro do Líbano renuncia ao cargo seis dias após explosão

Reprodução/YouTube

Depois de outras saídas comunicadas nos últimos dias, Hassan Diab renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Líbano nesta segunda-feira (10), como já era especulado. No último dia 4 houve uma mega explosão no porto de Beirute, capital do país asiático, deixando centenas de mortos, dezenas de desaparecidos e milhares pessoas feridas. O fim de semana foi marcado por vários protestos.

Momentos antes de anunciar que estava abdicando do poder, Hassan Diab fez grave afirmação. Segundo ele, uma corrupção endêmica do governo desencadeou na explosão.

O agora ex-premiê libanês elaborou um discurso curto. Disse ter dado “um passo para trás para poder estar com o povo e lutar por mudanças junto com as pessoas”.

“Eu declaro hoje a renúncia deste governo. Que Deus proteja o Líbano”, comunicou.

O pedido de demissão foi aceito pelo presidente do país, Michel Aoun. Este, por sua vez, revelou ter pedido para que Diab continuasse de forma interina até que o novo governo fosse formado.

Na última terça-feira (4), aconteceu a explosão de quase 3 mil toneladas de nitrato de amônio no porto de Beirute. Pelo menos 163 pessoas morreram e 6 mil ficaram feridas. Parte da cidade foi destruída.

Manal Abdel Samad, ministra da Informação, renunciou na manhã de domingo (9). Já no começo da noite, em horário local, Damianos Kattar, ministro do Meio Ambiente, também anunciou sua demissão.