Uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Saúde, oferece gratuitamente aulas online específicas com atividades para idosos do Projeto Esporte+Saúde, durante o período de isolamento social por conta da Covid-19. Administradas pelos profissionais de educação física, as tarefas são enviadas por aplicativos de mensagem semanalmente e podem ser realizadas no próprio ambiente doméstico. O projeto contempla, segundo a secretaria, aproximadamente 25 mil idosos.
Os benefícios são visíveis para quem faz as atividades. “Comecei a praticar hidroginástica para amenizar os danos causados pela paralisia facial. Atualmente, não me vejo mais sem os exercícios físicos”, disse Maria Cícera Ferreira, de 73 anos, moradora de Itaipuaçu e aluna do projeto.
“Eu praticava exercício físico três vezes na semana. Entre eles: hidroginástica, alongamento, caminhada, zumba, dança cigana e tai chi chuan. Isso tudo na Casa do idoso em Itaipuaçu. E, com esse isolamento, eu assisto e pratico as atividades físicas três vezes na semana em dias variados”, concluiu Maria Cícera.
Para a secretária de Saúde, Simone Costa, a parceria é de vital importância. “Saúde e Esporte precisam andar juntos para o completo bem estar físico e psíquico do ser humano. As atividades se complementam sobretudo na promoção da saúde, evitando os agravos”, justificou.
“O afligimento com o outro é evidenciado como elemento primordial e, nesse período delicado que estamos vivenciando, nada mais significativo que proporcionar bem-estar com atividades físicas, que possam otimizar um desempenho biopsicossocial dos nossos idosos. A parceria consolida mais um momento de interação e cooperação entre as secretarias”, destacou o secretário de Esportes, Carlos Vagner Frauches.
Ao se manter ativo, vários benefícios são somados na rotina de vida dos idosos, já que é uma atividade física totalmente elaborada para suas idades e orientada de forma didática. Assim, é possível, na própria residência, melhorar a capacidade física e mental, com resposta específica na função cardiovascular e motora.
De acordo com a professora e personal trainer Luana Cazzotto, vinculada ao programa Esporte Presente, a atividade física é importante em qualquer idade pelos inúmeros benefícios à saúde.
“Exercícios são importantes em qualquer fase da vida, pois melhoram a saúde, a autoestima, estimulam o sistema imunológico, além de ajudar na saúde mental e a prevenir doenças, como a depressão. Os meus alunos reparam melhoras significativas na saúde e na rotina”, explicou Cazzotto.