Últimas Notícias

Projeto piloto vai reforçar segurança pública em Itaipuaçu

Divulgação/Marcos Fabrício/Prefeitura de Maricá

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, esteve reunido, na quarta-feira (27), com o secretário de estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo, para conhecer detalhes de um programa – que está em desenvolvimento no Governo do Estado – batizado de “Bairro Seguro”. O município será o primeiro fora da capital a contar com o programa. O bairro piloto será Itaipuaçu. Dependendo ainda da definição do governador em exercício, Cláudio Castro, a previsão é que possa ser implantado em aproximadamente 40 dias.

O encontro – realizado no Centro Administrativo de Itaipuaçu – teve a participação dos secretários João Maurício de Freitas (Secretário de Governo), Renato Machado (Somar), Júlio Veras (Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional – SEOP) e do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói), coronel Sylvio Guerra.

Segundo o secretário de Polícia Militar, a reunião serviu para apresentar o programa e os recursos necessários para sua execução. “Tivemos uma conversa bem proveitosa na qual estabelecemos quais recursos necessários. O programa tem uma filosofia de proximidade. É um policiamento que vai precisar muito da participação da população. O planejamento visa a parte oceânica, a parte residencial e comercial também. Ele funcionará 24 horas”, explicou o secretário, informando que ainda não está definido o efetivo que atenderá a região.

Para o prefeito Fabiano Horta, a escolha de Itaipuaçu para piloto do programa é uma decisão importante. “Trata-se de um programa com um conceito de atuação policial de proximidade. A polícia mais presente no bairro e atuando em interação com a comunidade. Nos comprometemos a oferecer a contrapartida necessária para que o projeto seja efetivamente executado. Itaipuaçu, cada vez mais, apresenta características de localidades com forte adensamento populacional, gerando demanda por um projeto de segurança pública dessa natureza”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Marcos Fabrício/Prefeitura de Maricá