Uma pesquisa que visa saber mais sobre quem são e como é a rotina e a realidade dos trabalhadores que estão na escala 6X1 foi lançada pelo Observatório do Estado Social Brasileiro, com o apoio do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro.
A pesquisa é dividida em duas partes. Em sua parte qualitativa, conta com um questionário eletrônico sobre as condições de trabalho, moradia e deslocamentos dos trabalhadores da escala 6X1 e pode ser preenchida no formulário https://forms.gle/RmsW2XamQGhMH7ST9
“Essa parceria vai nos ajudar enormemente, com dados nacionais e por região para conhecermos melhor a situação dos trabalhadores, que sofrem com essa escala penosa. Queremos uma escala mais racional, que garanta saúde e qualidade de vida a todos. Essa pesquisa se junta à nossa campanha nacional pelo fim da escala 6×1, nos ajudando a pressionar os deputados em Brasília”, avalia Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro.
Coordenador do Observatório do Estado Social Brasileiro e professor da UFG, Tadeu Alencar Arrais explica que “a pesquisa conduzida pelo Observatório do Estado Social Brasileiro é composta por 26 perguntas para os trabalhadores e trabalhadoras que atuam na escala 6X1.
Partimos, na construção do questionário básico de coleta, da noção de trabalho como atividade remunerada que vai além dos lugares laborais.
Também importou, portanto, caracterizar a dinâmica social laboral, assim como as condições de deslocamento e de habitação. Por esse motivo, consideramos fundamental a inserção de perguntas para dimensionar a questão do gasto de tempo e as distâncias nos deslocamentos diários para o trabalho”.
*Fonte: Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro