Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram o projeto de lei que estabelece critérios para reação brasileira a barreiras comerciais impostas por outros países.
O PL da Reciprocidade, aprovado por unanimidade, vai direto para a Câmara dos Deputados, uma vez que tramitava em caráter terminativo na CAE. O projeto pode ser votado ainda nesta semana.
A matéria foi adaptada para ser uma resposta ao presidente norte-americano, Donald Trump, que promete transformar esta quarta-feira (2) no “dia da libertação”, quando deve anunciar um novo tarifaço que pode atingir o Brasil.
Com o projeto, caberá à Câmara de Comércio Exterior (Camex) a avaliação de respostas a países ou blocos econômicos que anunciem medidas contra produtos brasileiros.
O texto do relatório da senadora Tereza Cristina diz que “a Camex estabelecerá mecanismos para monitorar periodicamente os efeitos das contramedidas adotadas com fundamento nesta Lei e a evolução das negociações diplomáticas com vistas a mitigar ou anular os efeitos das medidas e contramedidas”.
O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, explicou que o objetivo da proposta é dar uma resposta rápida aos Estados Unidos sobre um possível tarifaço.
*Fonte: vermelho.org.br