Publicada nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial, uma resolução do secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, determina que “os resultados obtidos pelos estudantes não ensejarão reprovação, excepcionalmente, para o ano letivo de 2020”. Desta forma, alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro serão aprovados automaticamente.
“Em um ano atípico como esse, não há possibilidade de reprovação. Em 2021, com o retorno total das aulas presenciais, será feito um diagnóstico com cada aluno, para que seja possível estabelecer um itinerário pedagógico e corrigir o déficit nas disciplinas principais”, explicou Comte.
“Trabalharemos com a política do ‘nenhum aluno a menos’, em um esforço, sem precedentes, contra a evasão escolar”, destacou o secretário.
Também no Diário Oficial desta quarta consta a reorganização do atual ano letivo, colocando fim à divisão por bimestres. A resolução indica a existência do chamado “Ciclo de Aprendizagem”, um bloco único, que começou em fevereiro e vai até 22 de dezembro.
A pandemia de Covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), paralisou o ensino presencial em todo o País. As atividades foram suspensas em escolas públicas e particulares, com aulas online sendo implementadas posteriormente em várias instituições.