De acordo com Rossieli Soares, a rede pública de ensino de São Paulo vai conduzir os anos letivos de 2020 e 2021 como ciclo único. O secretário estadual de Educação explicou o planejamento em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (6). A pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), paralisou a educação em todo o Brasil este ano.
“Vamos trabalhar o ano de 2020 e 2021 como um ciclo, como se fosse um ano só, especialmente para esses alunos que já entregaram as atividades e estão entregando”, declarou.
“Ao invés de fazer a média com quatro bimestres de 2020, faremos a média bimestral de oito bimestres contando 2020 e 2021. Então, o aluno que está no quarto ano, se ele entregou o mínimo de atividades, ele progride para o quinto ano, e a média dele para aprovação lá no quinto ano será considerada, por exemplo, aquilo que ele fez em 2020 e 2021”, detalhou o secretário e advogado.
Embora tenha sido feita, em julho, uma recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para que as redes escolares evitem as reprovações de estudantes neste ano, Soares disse que caberá às redes estadual, municipal e privada definirem o método de avaliação.
“Obviamente nós não defendemos a reprovação pela reprovação, esse é um ano muito atípico, especialmente para os alunos que têm menos condições, que não conseguiram acompanhar as aulas online. Por isso que nós vamos fazer um grande processo de busca ativa para aqueles que porventura não tenham conseguido entregar as atividades. Para esses, vamos dar a oportunidade ao máximo de tempo possível”, pontuou.
“Vamos ter uma cobrança de um mínimo a ser entregue, como se fosse proporcional à presença. Daqui a uma semana a gente já vai ter promulgado pelo nosso conselho, e homologado por mim, regras específicas sobre que tipo de retenção”, acrescentou.
Na capital paulista, as escolas públicas e privadas estão autorizadas a abrirem para atividades extracurriculares a partir desta quarta-feira. Em 17 de setembro, o prefeito Bruno Covas (PSDB) liberou para 7 de outubro o funcionamento deste tipo de serviço, assim como as aulas presenciais para universidades.