Últimas Notícias

Sem aprovar projeto orçamentário, EUA podem entrar em “shutdown”

Paralisação é a 15ª desde 1981 e deve afetar diversos setores (Foto: Reprodução/Guia Melhores Destinos)

O Congresso dos Estados Unidos não conseguiu acordo para aprovar projeto orçamentário antes do prazo estipulado. Com isso, os serviços do governo norte-americano podem ser interrompidos, nesta quarta-feira (1º).

Conhecida como “shutdown”, essa paralisação é a 15ª desde 1981. A mais longa ocorreu no primeiro mandato de Donald Trump, entre 2018 e 2019, durando 35 dias.

Milhares de servidores públicos deverão ser colocados de licença. Quem trabalha em serviços essenciais pode ter o salário suspenso.

O setor de turismo também deverá ser afetado, com atrasos em voos, segundo as companhias aéreas, já que 11 mil funcionários serão enviados para casa. Além disso, 13 mil controladores de tráfego aéreo continuarão trabalhando sem receber salário.

O ponto de discórdia, dessa vez, é a saúde. Os democratas afirmam que só aprovarão o orçamento se os programas de assistência médica, que estão prestes a expirar forem prolongados. Mas os republicanos alegam que saúde e orçamento devem ser tratados como questões separadas.

*Fonte: g1