Últimas Notícias

SP promove ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e gripe

Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 300 postos volantes espalhados pela capital paulista promovem, neste sábado (22), das 8h às 17h, o “Dia D” para vacinação contra sarampo e influenza. A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo.

Supermercados, praças, igrejas, associações de bairro, estações de trem e Metrô, shoppings e drogarias, entre outros locais estratégicos, recebem os postos. Também estarão abertas para realizar o serviço todas as unidades de saúde do município. O objetivo do espalhamento é contribuir com o distanciamento social.

No caso da imunização contra o vírus influenza, a recomendação é que, independentemente da idade, toda a população se vacine. Os benefícios são: a prevenção à gripe e o auxílio no diagnóstico médico para identificar possível contaminação por Covid-19. Não há, entretanto, até o momento, vacina contra o coronavírus, ainda que alguns testes de possíveis medicamentos deste tipo estejam sendo feitos pelo mundo.

A vacina contra o sarampo – doença que pode evoluir para complicações e levar à morte – é tríplice viral, prevenindo também a caxumba e a rubéola. A indicação é para a população de 1 e 2 anos e entre 15 e 49.

Quem estiver nessas faixas etárias deve comparecer aos lugares onde será aplicado o medicamento, mesmo que já tenha apresentado a doença, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.