Últimas Notícias

STF decide, nesta terça (25) se aceita denúncia contra Bolsonaro

Bolsonaro é acusado de liderar tentativa de golpe (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal decide se aceita ou não a denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ele é acusado, juntamente com militares e ex-ministros do seu governo, de liderar uma tentativa de golpe de Estado.

O início do julgamento, que será realizado pela Primeira Turma do STF, está previsto para as 9h30. Além de tentativa de golpe, Bolsonaro é acusado de organização criminosa dano qualificado por violência e grave ameaça, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.

Na denúncia, consta um plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com Bolsonaro também serão julgados Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Nessa fase processual, o colegiado vai examinar se a denúncia atende aos requisitos legais, com a demonstração de fatos enquadrados como crimes e de indícios de que os denunciados foram os autores desses delitos. Será avaliado se a acusação trouxe elementos suficientes para a abertura de uma ação penal contra os acusados.

*Fonte: Com informações do vermelho.org.br