Pelo menos quatro pessoas morreram, uma delas afogada, e outras 120 ficaram feridas durante um forte terremoto que atingiu o Mar Egeu e acabou sendo sentido na Turquia e na Grécia nesta sexta-feira (30). As informações foram divulgadas pela agência turca responsável pelo atendimento depois dos desastres.
Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve magnitude 7.0. Izmir, na costa da Turquia, foi a cidade mais atingida. Imagens exibidas pela rede de TV turca TRT Haber mostraram um prédio caindo na região central.
Cinco prédios desabaram, de acordo com Murat Kurum, ministro de Urbanização da Turquia. Já Suleyman Soylu, ministro do Interior, afirmou terem sido seis. Mas, o prefeito Tunç Soyer disse que a região teve a queda de 20 prédios.
Dados do órgão turco de monitoramento de tremores indicam que o epicentro aconteceu a cerca de 17 quilômetros da costa da Turquia, sendo de 16 quilômetros a profundidade. Porém, o registro norte-americano apontou para a profundidade de 10 quilômetros e uma distância de 33,5 quilômetros da costa em relação ao epicentro.
Na ilha grega de Samos, o pedido das autoridades foi para que os moradores não saiam de casa. A região tem 45 mil habitantes.