Últimas Notícias

Trama golpista: STF torna réus dez integrantes do “Núcleo 3”

Primeira Turma do STF aceita denúncia contra dez integrantes do Núcleo 3 (Foto: Gustavo-Moreno/STF)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou réus dez dos 12 integrantes do Núcleo 3 da trama golpista.

O grupo é formado por 11 militares e um agente da Polícia Federal, todos acusados por envolvimento na tentativa de golpe. Eles faziam parte do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa atentados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre Moraes.

As acusações contra o tenente-coronel Cleverson Ney Magalhães, ex-assessor do general Estevam Theophilo, e o general Nilton Diniz Rodrigues, ex-assessor do ex-comandante do Exército Freire Gomes foram rejeitadas por falta de indícios de autoria de crimes.

Fazem parte do Núcleo 3: Bernardo Romão Correa Netto (coronel); Estevam Theophilo (general); Fabrício Moreira de Bastos (coronel); Hélio Ferreira (tenente-coronel); Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel); Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel); Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel); Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel); Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel); e Wladimir Matos Soares (policial federal).

Todos são acusados de crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Parte dos militares tinha ligação com as forças especiais do Exército, grupo conhecido como kids pretos.

*Fonte: Brasil 247