Eleitores de Itatiaia e Santa Maria Madalena terão de retornar às urnas no dia 11 de abril deste ano. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu os registros dos candidatos eleitos para prefeito no pleito de novembro de 2020.
Eduardo Guedes, do PSC, conhecido como Dudu, venceu a disputa em Itatiaia, obtendo a reeleição no município. Ele teve 8.149 votos (44,37% na contagem válida). Irineu Nogueira (PTB – 29,52%) e Denilson Sampaio (PSDB – 16,05%) foram os concorrentes que chegaram mais próximo.
Ainda em novembro, o TRE acatou um recurso do Ministério Público e considerou nula a convenção do PSL, partido do vice Jabá. Foram apontadas irregularidades como existência de nomes de pessoas falecidas na lista de presença.
Já em Santa Maria Madalena, onde também há somente um turno, Clementino da Conceição, candidato do PL, recebeu 2.169 votos (31,44%). Atrás dele, fechando a lista dos três melhores posicionados, ficaram Beto Verbicário (DEM; 29,89%) e Dudu Pontes (Republicanos; 21,81%).
No caso de Clementino, houve condenação por “ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito”, de acordo com a LC 64/90, art. 1º, I, l.
Até 5 de março, os postulantes aos respectivos cargos podem apresentar registro de candidatura nas zonas eleitorais de Itatiaia (198ª ZE) e Santa Maria Madalena (60ª ZE). No dia seguinte ao prazo final para oficializações estará permitida a propaganda eleitoral.
Os candidatos eleitos no novo pleito deverão ser diplomados até 3 de maio. Eles irão exercer os mandatos até 31 de dezembro de 2024.